Translate

sábado, 9 de março de 2013

Aprender Vs Qualidade de Vida

        Todos vivemos no mesmo mundo e, embora por vezes não partilhemos a mesma realidade, todos temos uma capacidade em comum, a capacidade de aprender.
        Para mim, hoje, a definição de aprender é bastante clara. Aprender é uma construção continuada, é o que se chama de evoluir, a evolução significa aumentar o grau de complexidade que, por sua vez, significa ficar mais completo.
        Se o nível de vida se mede pela sua complexidade, então com toda a certeza posso dizer que, aprender e qualidade de vida andam de mãos dadas.
        Durante este meu pequeno percurso de vida, aprendi muito com os que me rodeiam (aprendizagem informal), foram talvez, as aprendizagens mais significativas que tive até hoje. Não foi apenas com os outros que aprendi, aprendi, obviamente, na escola (aprendizagem formal) e também através de todas as coisas que a sociedade me disponibiliza, como os média, jornais, revistas, rádios, internet, etc. (aprendizagem não formal).
        Quem não descodifica o Saber observar, absorver, aprender e expressar, simplesmente parou no tempo. No fundo, a sabedoria existe quando há tempo perdido na execução da procura da mesma, devemos assim, desprezar totalmente o conceito de que a idade é um posto, e absorver que o Saber apenas ocupa lugar daqueles que lhe impõem barreiras, estes, ansiosos pelo futuro não desfruam o presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário